Get Adobe Flash player

Previsão do tempo

Simpósio Agronomia

Paródia Nitrogênio/Enxofre

Programa ABC

Calendário artestilo

Visitantes on-line

Temos 11 visitantes e Nenhum membro online

Visitantes

Laboratório de Nutrição de Plantas


A missão do Laboratório de Nutrição de Plantas (LNP) consiste em apoiar e realizar atividades de Ensino (Graduação e Pós-graduação), Pesquisa, Inovação, Extensão e Prestação de Serviços Especializados nas áreas de Nutrição Mineral e Adubação de Plantas em Sistemas de Produção. Nesse laboratório são desenvolvidas atividades de Iniciação Científica e Tecnológica, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (Agronomia e Zootecnia), Trabalhos de Dissertação de Mestrado em Agronomia e Zootecnia, e de Tese de Doutorado em Agronomia, sob a orientação ou co-orientação do Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca.


As pesquisas realizadas no LNP estão relacionados com os seguintes temas:

a) Adubação de Sistemas de Produção

b) Avaliação do Estado Nutricional das Plantas e da Fertilidade do Solo

c) Ciclagem de Nutrientes em Sistema Plantio Direto (SPD) e Sistemas Integrado de Produção

d) Fontes Alternativas de Nutrientes para Sistemas de Produção

e) Modelagem Computacional Aplicada à Ciclagem de Nutrientes e Disposição de Resíduos no Solo


Coordenador do Laboratório de Nutrição de Plantas recebe reconhecimento da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais


por Assessoria de Imprensa




O professor Adriel Ferreira da Fonseca, do Departamento de Ciências do Solo e Engenharia Agrícola, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o prêmio ‘Educador Destaque’, da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), em evento alusivo do Dia do Engenheiro Agrônomo (12 de outubro), realizado em 11 de outubro, no Guarani Esporte Clube. Adriel da Fonseca foi destacado pela sua atuação junto à UEPG e parcerias em eventos promovidos pela AEACG, a exemplo do Simpósio sobre Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas em Sistema de Plantio Direto, realizado em julho deste ano. 

“Como um dos únicos professores sócios da entidade, o professor Adriel traz significativa contribuição na relação entre o aluno e o mercado de trabalho”, diz o engenheiro agrônomo Rulian Bernardi Berger, presidente da AEACG. Ele destaca que a premiação aos destaques da Engenharia Agronômica é realizada anualmente, por ocasião do Dia do Engenheiro Agrônomo. Para a seleção dos premiados, a diretoria da associação leva em consideração, além da filiação à entidade, a atuação profissional como referência na área de atuação de cada um. Neste ano foi instituído o reconhecimento ao Professor Destaque e à Engenheira Destaque.

 

Currículo

O professor Adriel da Fonseca possui Graduação em Agronomia (1999) pela UEPG, mestrado (2002) e doutorado (2005) em Agronomia (Área: Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) e Pós-Doutorado (2007) pela USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Tem experiência na área de Agronomia, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas subáreas "Manejo e Ciclagem de Nutrientes" e "Sistemas Integrados de Produção".

É revisor de importantes periódicos nacionais e internacionais e membro da comissão editorial da Revista Brasileira de Ciência do Solo, Revista Ciência Agronômica, Ciência Rural e Open Journal of Soil Science. Atualmente. Recebeu o Prêmio Bunge Juventude 2004 (Categoria: Desenvolvimento Sustentável). Na UEPG é Professor Associado do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola (DESOLO); coordenador do Laboratório de Nutrição de Plantas; e diretor de Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).

 

Além do professor Adriel, receberam homenagens da AEACG os profissionais João Conrado Schmidt – Carreira Destaque Masculino; Vera Agotani Cury - Carreira Destaque Feminina; Rogério Macedo Carneiro – Profissional Destaque; e Antônio Marques de Souza – Sócio Destaque.

 

Fonte original: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=11501